12 de março de 2009

Gordurosos, salgados e intolerantes

No Brasil, a discriminação aos gays é fato tão corriqueiro e banalizado que pode surgir de qualquer lugar, a qualquer momento. Surgiu via TV e desta vez num comercial de pacote de salgadinhos.

Os salgadinhos homofóbicos são os Doritos (foto). A peça publicitária que despertou polêmica envolve quatro amigos num automóvel. Um dos rapazes começa a dançar uma animada coreografia para "YMCA", famoso hino gay do grupo disco Village People. Os amigos reagem constrangidos, fazendo caras e bocas. Um pacote de Doritos aparece e encobre o rosto do rapaz, com a mensagem: "Quer dividir alguma coisa com os amigos? Divide um Doritos!"

Veiculado o comercial, a polêmica ganhou a blogosfera. Muitos gays e simpatizantes LGBT chiaram e agora ameaçam boicotar o salgadinho. Outros reclamam da falta de humor dos que se sentiram discriminados e há os que aproveitam a celeuma para deixar comentários ofensivos contra os gays.

O comercial em si não é risível, nem sequer engraçadinho. É ridículo mesmo. Não veicula outra mensagem senão a de que dividir com os amigos o fato de ser gay é algo que deve ser evitado. A mensagem? É melhor empanturrar a boca com salgadinhos do que abri-la pra fazer seu outing. Trata-se de uma apologia ao armário. A atitude francamente gay mostrada como constrangedora e socialmente reprovável.

Vale lembrar que dentre o público consumidor de Doritos, os alvos-chave da peça publicitária são os adolescentes masculinos, eternos campeões da homofobia no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário