11 de março de 2009

Lançamento em dvd: Antes do Anoitecer

Finalmente lançado Antes do Anoitecer (2000) no Brasil em um único dvd, com capa original (antes o filme só podia ser encontrado num dvd em que dividia espaço com Hoffa), obra do artista plástico e cineasta Julian Schnabel, realizador de Basquiat (1996) e do premiado O Escafandro e a Borboleta (2007).

Antes do Anoitecer baseia-se na autobiografia de Reinalo Arenas, Antes que Anoiteça (lançada no Brasil pela Record) e é uma poética e emocionalmente poderosa cinebiografia, descrevendo a trajetória do escritor cubano nos anos em que sofreu na pele a discriminação contra os homossexuais adotada pela política castrista.

O filme mostra diversas fases da vida de Reinaldo Arenas. A infância pobre no interior, quando Reinaldo (como as crianças do sertão nordestino) comia barro para disfarçar a fome, seus primeiros poemas, escritos nos troncos das árvores, derrubadas a machadadas pelo seu avô (que considerava poesia coisa de fresco). A fuga da casa materna para aderir ao movimento revolucionário que derrubaria o ditador Fulgêncio Batista e levaria Fidel Castro ao poder. A errática vida sexual (Reinaldo afirmava ter transado com cinco mil homens). O interesse crescente por literatura. A amizade com o escritor José Lezama Lima. A publicação de seus livros. A prisão e a fuga da cadeia, que desencaderia uma perseguição implacável ao escritor e à proibição de sua obra em território cubano. O exílio, a miséria e a aids nos Estados Unidos.

Schnabel revela uma sensibilidade incomum, por vezes dolorosa, por vezes lírica, ao filmar todos estes episódios. E o ator Javier Bardem está simplesmente primoroso. Sua performance foi elogiadíssima pela crítica e por amigos pessoais de Reinaldo, como o escritor Cabrera Infante. Um filme absolutamente imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário