18 de março de 2009

Livro: Giovanni, de James Baldwin

Clássico de temática homoerótica, o romance Giovanni, de James Baldwin, narra um caso de amor descrito em todas as suas fases: a paixão, o convívio, a alegria, a angústia, as crises, o esfriamento e o inevitável afastamento entre dois amantes.

Longe de recorrer aos lugares-comuns banalizados pelo cinema homoafetivo contemporâneo (que se posiciona abertamente com uma política afirmativa de gênero), este é um drama com conotações trágicas que se distancia de clichês românticos, pois o narrador se encontra dividido entre um relacionamento desprendido com uma mulher e por uma densa relação homossexual, que segue por cursos tortuosos e obscuramente marginais, em meio às profundas dúvidas existenciais que o atormentam.

O livro (lançado em 1956) não perdeu seu impacto nem sua força. O autor viveu durante muitos anos em meio à boêmia parisiense, e há alguns inconfundíveis traços autobiográficos em seu romance Giovanni. Baldwin, além de ficionista, foi sobretudo um ensaísta de destaque nos anos 60 e é considerado o primeiro escritor a dizer aos brancos dos EUA como os negros americanos pensavam e sentiam.

Um comentário:

  1. Livro maravilhoso, história que leva qualquer um a repensar o preconceito e a discriminação. Giovanni é uma lição de amor a todos e James Baldwin consegue com maestria contar essa história de maneira atual e sincera.

    ResponderExcluir