17 de março de 2009

Morrissey - Years of Refusal

Morrissey é uma figura ímpar no mundo pop & rock. Ícone surgido nos anos 80, destacou-se como o vocalista e brilhante letrista dos cultuados Smiths, banda britânica que causou verdadeira comoção desde que surgiu em 1984 até se desfazer em 1988.

Morrissey era uma figurinha avessa à badalação e aos excessos comuns entre os ídolos musicais carimbados da MTV. Celibatário, vegetariano, retraído e irônico, o cantor projetava uma imagem oposta à do star system de então, dominado por Madonna ou Boy George, que nos anos 80 destacavam-se não exatamente por méritos musicais, mas por comportamentos e visuais associados a sexo, androginia ou às drogas.

Morrissey em sua parceria com o guitarrista Johnny Marr marcaria época nos Smiths, tanto que após o esfacelamento do grupo muitos apostaram que sua carreira estaria acabada. Ledo engano. inaugurando sua carreira solo, Morrissey lançaria Viva Hate, um disco fundamental, que já acrescentaria clássicos imediatos ao repertório do cantor, verdadeiros hinos pós-Smiths, como "Suedehead" e "Everyday Is Like Sunday".

Years of Refusal é o nono disco numa carreira notoriamente alternativa. O cantor foi um precursor dos chamados artistas 'indie', os independentes, que anos depois, chegariam a dominar paradas e conquistariam espaços próprios. Morrissey hoje vive nos Estados Unidos e continua um ícone, idolatrado por centenas de jovens de origem latina, que acampam nos portões de sua mansão (que já pertenceu ao escritor Scott Fitzgerald e ao cineasta John Schlesinger). Ele manda ver no seu novo disco, num formato mais rock e direto, seus velhos temas de sempre (falta de amor, infelicidade, desilusões, solidão) tudo com aquele toque de sarcasmo e jocosa pilhéria característicos do cantor.

Morrissey é hoje um senhor de 50 anos, mas diferente de muitas celebridades surgidas na sua geração e esquecidas desde então, ele manteve viva e ativa sua carreira fazendo aquilo que basicamente sabe e gosta de fazer, sendo fiel a si mesmo e rejeitando tudo que constituia "o estilo de vida" rocker ou yuppie que marcariam os anos 80. Abraçado ao glam rock, a referências musicais como Bowie, New York Dolls e Roxy Music, a livros de Oscar Wilde e a filmes antigos e peças que evocavam a fúria renovadora dos Angry Young Men ingleses, Morrissey parecia uma excentricidade deslocada no tempo. As décadas que se seguiram comprovariam isso. Ele manteve afiados os seus temas, apostando em rocks tocados pela banda de rockabilly que o acompanha ou lançando faixas mais suaves. E continuaria brilhando como um ícone independente. Seu disco anterior já foi lançado há bons 3 anos.

O bom humor do Morrissey desta safra torna-se óbvio na capa de um de seus novos singles:



Este Years of Refusal vem com várias faixas falando de amores improváveis. Mas sem choradeira: Morrissey canta que "está bem sozinho" na canção "I'm Ok By Myself". O disco inteiro tem um astral otimista e uma postura muito madura e irônica em relação aos eternos desencontros amorosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário