29 de janeiro de 2010

Livro: A Filosofia de Andy Warhol

Um lançamento realmente imperdível de tão divertido é o livro A Filosofia de Andy Warhol: de A a B e de volta a A.
.
Com um formato de lata de sopa Campbell's o livro é uma compilação de pensamentos do papa da Pop Art, entremeados por transcrições de conversas telefônicas anotadas por sua fiel colaboradora Pat Hackett, destilando comentários deliciosamente maliciosos.
.
No livro, Warhol aborda seus temas favoritos, como dinheiro, trabalho e doces. Já a fama e aquelas estranhas pessoas que idolatram famosos são tratadas com estocadas e ironias mais do que certeiras - atualíssimas.
.
Vale lembrar que ainda nos anos 60, Warhol viu, bem ali na Factory, seu estúdio de criações artísticas de NY transformar-se numa meca de peregrinação e de encontros entre "talentos" considerados, no mínimo, imponderáveis pelo mainstream, os chamados "superstars". Foi ali que surgiram o Velvet Underground, Candy Darling, Joe D'Alessandro, Paul Morrissey, Basquiat, que se transformariam futuramente em ícones do rock, do cinema e da pintura contemporânea. Foi também o local que atraiu Valeria Solanas, a feminista radical que deu três tiros no artista plástico.
.
Warhol também notabilizou-se como o criador da revista Interview, que ajudou a forjar o atual mundo pop das celebridades instântaneas, num futuro em que todos desfrutariam seus "quinze minutos" de fama. Hoje em que muitos são famosos sem possuírem qualquer talento especial, mas por simplesmente aparecerem na televisão, a filosofia irônica de Warhol - que repete várias vezes que seu sonho era apresentar o próprio programa de TV - soa como uma verdade profética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário