18 de outubro de 2009

Lançamento em DVD: Flesh (1968), de Paul Morrissey


Acaba de ser lançada no Brasil em DVD a trilogia (Flesh - Trash - Heat) de Paul Morrissey encabeçada pelo ator-fetiche de Andy Warhol, o lindíssimo Joe Dallesandro.
.
O primeiro do pacote é o breve, belo e provocativo Flesh (1968), um filme totalmente cult, todo realizado em locações pelas ruas de Nova York, a estreia como cineasta de Paul Morrissey, já que o próprio Warhol não tinha mais tempo ou disposição para filmar pessoalmente, embora quisesse rodar estes filmes.
.
Joe Dallesandro faz um atraente garoto de programa que vai para as ruas tentar descolar uns encontros. Ele tenta arrecadar dinheiro para pagar o aborto da namorada da namorada. Isso que você leu não é um erro de digitação. A namorada é da namorada dele. As duas garotas dividem a cama na cena final, ao lado do rapaz exausto.
.

Mas há muito mais. Embora se possa dizer que nada de realmente relevante aconteça no filme. Não é o enredo que realmente conta, mas a forma poética com que Morrissey faz o filme fluir. Há a belíssima cena de Joe pela manhã brincando com o filho. Esta imagem ilustrava o pôster original do filme e é até hoje uma das mais belas representações da paternidade já criadas.
.
Há a sequência - hilária - em que Joe é boqueteado por uma cliente enquanto a transformista Candy Darling, totalmente indiferente, folheia uma velha revista de fofocas hollywoodianas num sofá, trocando figurinhas com outro ser andrógino. Uma cena que é puro Almodóvar, décadas antes de Almodóvar.
.
Um senhor idoso, que se apresenta a Joe como artista plástico, convida-o para posar para ele, e somos agraciados com magníficas imagens da gloriosa nudez do rapaz enquanto ele se mantém estático, e de quebra ouvimos algumas opiniões sobre arte - que nos fazem pensar em Warhol.
.
Flesh é um filme que impressiona por sua simplicidade e despojamento, além de estar inteiramente na contramão da cultura americana da época. Tem uma estética irônica e ousadamente homoerótica, como grande parte do que Warhol produzia nos anos 60.
.
Uma pequena curiosidade sobre o filme: a capa do primeiro álbum dos Smiths, The Smiths (1984), mostrando Joe Dallesandro sem camisa, foi tirada de um dos frames de Flesh.


Nenhum comentário:

Postar um comentário