24 de maio de 2009

Lançamento em DVD: Control (2007)

Control conta a breve trajetória artística e pessoal de Ian Curtis, o letrista e vocalista do grupo inglês Joy Division, que se tornaria um mito do rock não só pela sonoridade incomum da banda associada à melancolia ultra-romântica de suas letras, mas principalmente pelo suicídio de Curtis, aos 23 anos, em 1980, quando o grupo, à época admirado apenas por alguns iniciados, estava às vésperas da primeira excursão pelos EUA.

O filme é dirigido pelo estreante Anton Corbjin, que conviveu pessoalmente com Ian Curtis no período retratado pelo filme. Corbjin foi o fotógrafo responsável pelas belíssimas imagens em preto-e-branco que transformariam o Joy Division num dos mais fortes símbolos icônicos do rock dos anos 80. Em Control ele repete a técnica, expressando sem cores a visão pessimista que Curtis tinha da existência humana. A trama baseia-se num livro escrito pela viúva de Ian Curtis, Debbie (interpretada no filme por Samantha Morton) e mostra em detalhes os relacionamentos afetivos que o artista manteve com a jovem esposa (com quem casou-se na adolescência e teve uma filha) e a amante belga, Annik Honore.

As apresentações de Ian Curtis ao vivo se dão por gestos e danças espasmódicas que de certo modo lembram a epilepsia, doença que o acometeria aos 20 anos. O desempenho do jovem ator Sam Riley no papel demonstra um envolvimento emocional e um grau de exposição raríssimos de se ver.

Control é um filme delicado, profundo, envolvente e com uma trilha sonora imperdível. Outro mérito inegável é o de fugir a todos os clichês já vistos nas biografias de roqueiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário