8 de maio de 2009

Livro: Obras Completas de Roberto Piva, Vol. 1 e 2

A Editora Globo vem relançando em vários volumes a obra poética completa de um dos maiores poetas brasileiros contemporâneos, o surrealista Roberto Piva. Vale destacar o cuidado com que tais obras vem sendo editadas, com um acabamento gráfico impecável, análises de especialistas e referências bibliográficas indispensáveis.

O primeiro livro da compilação é Um estrangeiro na legião, que reúne os textos que foram editados originalmente no período entre 1961 e 1964. Estes são: o exórdio de Ode a Fernando Pessoa (1961), os manifestos assinados por "Os que viram a carcaça" (1962), o célebre Paranóia (1963) e Piazzas (1964).

Uma das características que podem ser examinadas nestes primeiros livros dos anos 60, reunidos do volume de estreia, é a liberdade e a libertinagem de versos que se afirmam pelo espírito da transgressão, Piva já nasce um poeta radical e pleno. Sua poética grita contra os alicerces da repressão dos instintos de vida.

O homoerotismo presente em toda a obra de Piva também se destaca nestes primeiros poemas, sobretudo em versos que glorificam precursores como Whitman, Rimbauld e Pessoa, todos poetas igualmente homoeróticos. As alusões às obras destes e de outros poetas muitas vezes vêm unidas a surpreendentes imagens de efebos, como aqueles "anjos de Rilke dando o cu nos mictórios".

O segundo volume, Mala na Mão & Asas pretas foi lançado agora pela Editora Globo, trazendo quatro livros lançados por Piva entre 1976 e 1983: o raro Abra os olhos e diga Ah! (1976), Coxas (1979), 20 poemas com brócoli (1981) e Quizumba (1983). A reedição na íntegra destes livros vem acompanhada dos manifestos poéticos esparsos que o poeta publicou entre 1983 e 1984. O período marca a maturidade poética de Roberto Piva, que especialmente no livro Coxas experimenta explorar o tênue limite que separa a prosa e a poesia.


"chove sobre a minha vida inteira, sufoco ardo flutuo-me
nas tripas, meu amor, eu carrego teu grito como um tesouro afundado
quisera derramar sobre ti todo meu epiciclo de centopéias libertas
ânsia fúria de janelas olhos bocas abertas, torvelins de vergonha,
........correrias de maconha em piqueniques flutuantes
vespas passeando em volta de minhas ânsias
meninos abandonados nus nas esquinas"


Roberto Piva, 1961

Nenhum comentário:

Postar um comentário