7 de abril de 2009

DVD: The Smiths Live in England

Perambulando por uma Americanas da vida dei dei cara com a pérola em DVD aí ao lado, contendo um precioso show dos Smiths de 1983. Nem preciso dizer que comprei o DVD de cara.

Não há nenhum material extra. Nem grandes informações sobre a banda. Basicamente é só o show, e este é curtinho: só tem 11 (!) músicas, todas levadas magnificamente pelos maravilhosos arpejos da guitarra de Johnny Marr, pelo fantástico enlace de baixo e bateria a cargo de Andy Rourke e Mike Joyce e, claro, pela divertida e melodramática performance de Morrissey.

É curioso ver como a melhor banda dos anos 80 se saía num palco. Eles eram simples e diretos. Neste show tocam canções de ênfase romântica. Tais músicas recheariam os seus dois primeiros discos, ambos de 1984: a brilhante estreia, The Smiths e a esplêndida coletânea com gravações da BBC, Hatfull of Hollow.

Morrissey, que recentemente foi chamado por um crítico de "o primeiro cantor emo do mundo" magnetiza todos os olhares no palco. Os fãs atiram-lhe flores o tempo inteiro. Vez por outra algum admirador mais empolgado sobe ao palco e atraca-se ao cantor. Morrissey, sem se incomodar, continua cantando. O show transcorre num clima calmo, de muita tranquilidade e empolgação. Lá perto do fim, os fãs sobem ao palco e misturam-se com a banda. Que prossegue tocando. É memorável.

O setlist do show:

01 Handsome Devil
02 Still Ill
03 This Charming Man
04 Pretty Grils Make Graves
05 Reel Around The Fountain
06 What Difference Does It Make ?
07 Miserable Lie
08 This Night Has Opened My Eyes
09 Hand in Glove
10 These Things Take Time
11 You've Got Everything Now

Nenhum comentário:

Postar um comentário