12 de abril de 2009

Filme em DVD: The Bubble (2006)

The Bubble, de Eytan Fox (diretor do belo Uma Delicada Relação), mostra a amizade de um grupo de jovens israelenses, pacifistas e despolitizados que moram em Tel Aviv. Quase todos os protagonistas do filme são gays. Alguns héteros do filme são mostrados de modo nada simpático, como cafajestes ou terroristas.

Um dos rapazes da turma se apaixona por um palestino. Apesar do filme mostrar os moços se acoplando na cama, este não é mais um filme de amor GLBT como tantos outros. Pretende ser incisivo, ao tratar sobre um amplo espectro de preconceitos (políticos, sexuais, religiosos, econômicos) que destroem os relacionamentos (ou as vidas) das pessoas.

Ironicamente, de modo involuntário, a personagem mais destrutiva do filme acaba sendo a melhor amiga dos protagonistas gays. Misoginia do diretor? A história ganha contornos dramáticos quando, perto do final, emergem os conflitos que os jovens tentavam deixar do lado de fora da "bolha" de paz e amor que ergueram para si, mas que, num filme sobre Israel, fatalmente explode.

"Bolha" é o apelido pejorativo da cidade de Tel Aviv, em Israel, como explica o diretor nos extras do DVD.

Um filme bem assistível, voltado principalmente (mas não somente) para o público gay. O filme, de 2006, mostra alguns dos principais problemas na relação entre israelenses e palestinos e sua força vem daí. A julgar pela situação instável na Faixa de Gaza, demorará ainda um longo tempo para The Bubble ficar datado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário