3 de abril de 2009

Lançamento em DVD: If... (1970)

Um dos melhores filmes de todos os tempos está sendo lançado em DVD no Brasil pela Lume Filmes: trata-se do magnífico If... (1970), do cineasta bissexto Lindsay Anderson.

If... marcou época ao satirizar impiedosamente o rígido sistema de educação pública da Inglaterra, e é visto como uma espécie de catalisador da contracultura dos anos 60, tendo sido filmado na mesma época em que os estudantes franceses, em maio de 68, tomaram Paris.

Poucos sabem que If... é praticamente uma refilmagem do alucinado Zero de Conduta, clássico de Jean Vigo (também disponível em DVD no Brasil) sobre uma rebelião num internato. Assim como o filme francês, If... está repleto de cenas surreais surpreendentes.

Grande parte do que nos é mostrado no filme provavelmente se dá como a manifestação de desejos latentes. If... é um filme controverso e revolucionário, que nos acena com possibilidades selvagens e libertárias como reações inconformistas a um ambiente castrador.

Questões polêmicas como rebelião juvenil, pedofilia e homoerotismo (já presentes no original de Vigo, nos anos 30), explodem na tela, conflagrando a instituição escolar como uma terrível zona de conflitos e o poderoso imaginário juvenil como um campo de batalha.

Este é um filme absurdo, genial, impactante, e simplemente imperdível. Algumas cenas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário