6 de abril de 2009

Telenovelas X Gays

Apesar da profusão de personagens gays ou lésbicas nas novelas brasileiras, beijos ou qualquer contato físico mais íntimo entre pessoas do mesmo sexo são tratados como tabus, impensáveis de ser mostrados na tevê. Quem não se lembra do fiasco da novela América, de Glória Perez? A própria novelista divulgou em seu blog que haveria a filmagem da cena de beijo entre dois personagens. Cena devidamente limada na montagem final. Os dois atores aproximavam o rosto, mais e mais. E corta. O beijo foi censurado. Houve censura interna. Da TV Globo.

Enquanto no Brasil a TV se mostra excessivamente pudica, na Europa e nos EUA as coisas não são bem assim. Diversas minisséries e telefilmes não apenas mostram beijos entre pessoas do mesmo sexo: os protagonistas muitas vezes participam de cenas com teor (homos)sexual bastante apimentado. Basta lembrar das séries homossexuais Queer As Folk e The L Word ou até mesmo da bobinha e adolescente Dawson's Creek, que mostrou (timidamente, mas mostrou) um selinho entre rapazes.

Resta uma pergunta: afinal, se as vidas íntimas dos homossexuais são tão chocantes assim e se perturbam os valores do público brasileiro, por que então pôr homossexuais em cena? Não seria menos arriscado (em relação à audiência) mostrar uma trama em que o heterossexualismo é a única forma de amar?

Os autores dizem que põem gays nas novelas para lhes dar "visibilidade" e assim diminuir os preconceitos da sociedade contra eles. Ora, visibilidade é o que os personagens gays das novelas não tem. Suas intimidades são suprimidas, veladas, proibidas. A meu ver, o único elemento que se torna visível e patente nas telenovelas é o preconceito das próprias emissoras: quando há algum conteúdo homoerótico nos seus produtos de teledramaturgia ele será casto ou caricato.

Muitos gays gostam de ver novelas de TV. Não é o meu caso. Detesto hipocrisia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário