20 de março de 2009

Lançamento em DVD: O Conformista (1970)

Com uma estupenda fotografia de Victorio Storaro, este é o mais estilizado e admirável dos filmes de Bernardo Bertolucci.

Adaptado de um romance de Alberto Moravia, o filme (de 1970) mostra a trajetória de Marcello Clerici, um homem cujo grande desejo é "ser normal". Ele é cooptado pelos Camisas Negras, e recebe a missão de assassinar um ex-professor, militante antifascista, radicado em Paris, para onde Marcello parte em lua-de-mel com sua noiva.

Interpretado por Jean-Louis Trintignant, o personagem-título é um homem ambíguo e sem convicções políticas, que leva uma enfadonha e decadente existência burguesa, e que é conduzido por um amigo cego ao fascismo. Marcello abraça o fascismo com a mesma rapidez com que o renega quando o ditador Mussolini cai.

As raízes de seu comportamento obsessivo centrado em normalidade parecem decorrer de desejos homossexuais severamente reprimidos. É o que o filme nos sugere através dos flashbacks da adolescência de Marcello. Desejos que finalmente vêm à tona na memorável cena final, em que o personagem se dá conta, tardiamente, do seu grande engano, após viver uma vida inteira conforme os equívocos dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário